Zona Autônoma Temporária conhecido por sua sigla T.A.Z.(do inglês Temporary Autonomous Zone) é um dos livros mais notórios escritos por Hakim Bey (pseudônimo de Peter Lamborn Wilson) em 1985. A ideia sobre uma Zona Autônoma Temporária é de como um grupo, um Bando, uma coagulação voluntária de pessoas afins não-hierarquizadas podem maximizar a liberdade por eles mesmos numa sociedade atual. Em linhas gerais é uma organização para o desenvolvimento de atividades comuns, sem controle de hierarquias opressivas. Para nós, o termo ZAT remete à necessidade de um espaço para sair da rotina, imergir em situações prazerosas. Por alguns dias, algumas horas, um tempo só seu.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Primeira imersão no La Amistad

A programação era simples e despretensiosa: unir turismo, gastronomia e enologia para atrair pessoas de bom gosto e dipostas a uma convivência de um final de semana. O conceito de Zona Autônoma Temporária (ZAT) foi concebido para compor a estreia de uma série de eventos coordenados pela arquiteta Celma Paese e pela jornalista Rejane Martins dentro São diferentes propostas para finais de semana inusitados com grupos em sinergia de interesses. A primeira edição centrou-se no universo enogourmet, utilizando a estrutura do condomínio La Amistad, em Punta Del Diablo, no Uruguai. De quebra, um workshop ou safári fotográfico comandado por Ricardo Braescher.
Leonardo, Madeleine, Bete, Ranieri, Sandra, Tamira, Jussara, Solange, Lucia Helena, Larry, Fábio, Pedro, Gabriela, Raul, Celma, Rejane, Arthur, Roberto, Cintia, Ricardo, Mauro, Margarita e Renzo... A maioria não se conhecia pessoalmente. Formou-se um grupo coeso com profissionais de diferentes áreas e todos com pelo menos um ponto em comum: a busca de algumas horas prazerosas para descansar, comer e beber bem, conhecer pessoas novas e aprender um pouco sobre tudo e sobre a vida.
Tivemos momentos envolventes e de muita simplicidade e naturalidade com que as atividades se sucederam sempre com o prazer de novas descobertas. Nos submetemos ao que Elizabeth mandava em seu singelo restaurante, nos deliciamos com a parrillada de Hector e sua onipresença prestativa e fundamental para o bom andamento da programação, fomos enlevados pela qualidade dos vinhos de primeira linha da Bodega Juan Carrau apresentados por Margarita Carrau e surpreendidos pelo carisma de Gabriela Brasil e os vinhos da Dunamis.  As aulas práticas e teóricas com o fotógrafo Ricrado Braescher foi um dos pontos altos do encontro pelono de satisfação.
Voltamos enriquecidos por experiências novas, novos amigos e novas descobertas. O próximo grupo já está se formando e a programação está mais do que especial. Antecipe-se e faça já a sua reserva.
Imersão Enogourmet 2 – La Amistad – Punta del Diablo
De 10 a 12 de junho
Programação

Sexta. 10.06
22h - Saída de Porto Alegre com degustação de vinhos Dunamis Ser e Cor, vídeo dos vinhos rodando na TV
Sábado
00h30 - Intervalo livre para lanche nas imediações de Cristal
8h – Café da Manhã
9h - Check ing La Amistad
9h30 – Livre para passeios ou roda de chimarrão na Barbacoa
11h – Workshop Barbarella: brioche de gruyère com dulce de leche
12h30 – Livre para almoço e compras no centrinho de Punta del Diablo
16h - Workshop Café do Porto com Cacaia Bestetti
18h30 – Degustação de vinhos na Barbacoa
20h – Jantar sensorial com Elizabeth Rodriguez no restaurante El Camarón Alegre

Domingo
8h30 – Café da Manhã
9h30 às 11h – Sinastria, o que dizem os astros sobre seu par perfeito
11h – Check out das casas
11h30 – Parrillada com Hector
13h – Saída para compras no Chuí
14h às 16h – Compras no Free Shop
16h – Saída para Porto Alegre
20h às 20h30 - Intervalo livre para lanche nas imediações de Pelotas












23h30 – Chegada prevista em Porto Alegre

Um comentário:

  1. Um belo projeto, sem dúvida.
    Vamos em frente preparando os próximos.
    Abraço e sucesso .... sempre !!
    Ricardo

    ResponderExcluir